sexta-feira, 31 de julho de 2020

CARTA AO MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA

EXMO SR. MINISTRO EDUARDO CABRITA

Excelência:

    Num país que se diz democrático, deveria ser obrigação dos cidadãos que se sentem ultrajados perante certas declarações de um governante, manifestarem-se, como tão bem o fizeram, mas obterem pelo menos respeito e sentirem que a sua razão, exige as adequadas respostas, para que nada semelhante se volte a repetir! 
     Perante as palavras de V. Exª , sobre o que aconteceu em Santo Tirso durante o incêndio que matou várias dezenas de animais de companhia num canil ilegal, sujeito a denuncias durante anos, mas que nunca foram atendidas por quem de direito, só tardiamente e  perante a revolta do povo, este caso, como tantos outros  neste país, se tornou assunto! 
    Presumo que V. Exª, quando deu a ordem de entrada no canil  apenas no dia seguinte ao incêndio, conforme afirmou creio que na Assembleia da República, mas que passou em todos os canais televisivos, ou não pensou que podiam haver animais a precisarem de cuidados urgentes, ou achou que este seria mais um daqueles acontecimentos que iria passar despercebido, como tantos outros que acontecem por cá, onde o alegado "estado de Direito", tantas vezes tem falhado e tanto deixa a desejar ...
    O Exmo Sr. Ministro, talvez não saiba que para além das labaredas de um incêndio que queimam os corpos, sobretudo quando não têm escapatória possível. o fumo é igualmente responsável por muitas mortes que atempadamente se poderão reverter, mas como os animais não votam e estes em particular, não dão lucro, o senhor optou por deixá-los agonizar até ao dia seguinte, sem se preocupar, nem com o profundo desespero de quem os queria salvar, nem com o sofrimento em que muitos desses animais estiveram horas a fio, ou ainda com os que poderiam ter sido salvos. Contudo, o cargo de governante eficiente e seguro de posição de relevo intocável que ocupa, não o inibiu de exibir sem reservas, perante o país inteiro, a sua falta de humanidade, de empatia e de ética, acenando com mais um dos seus inquéritos que se perdem no tempo, acabam geralmente em nada, ou servem quase "ingenuamente" a defesa dos infractores, nos quais, neste caso V.Exª, se inclui. 
   Lamento que a cada passo, se decepcione ainda mais este povo crédulo, de amnésia e mansidão endémicas que tenta ainda acreditar que vive num país de valores, mas entre o qual, infelizmente  não me consigo incluir, talvez porque já cá ando há muitos anos e porque tenho verificado que nos países realmente evoluídos, onde acontecem falhas bem mais insignificantes do que esta, os responsáveis demitem-se, reconhecendo que, como funcionários pagos pelo erário público que são, não devem, nem podem justificar paulatinamente os seus erros, com esse encolher de ombros, bem  patente no discurso cruel de omissão de culpas que V. Exª proferiu e que é sem dúvida ofensivo, para quem não precisa de ir à Igreja bater com a mão no peito, para conseguir abominar qualquer pingo de sofrimento alheio, mesmo que o sujeito, seja "apenas" um cão!

Atenciosamente, 
Teresa Botelho - cc 159278


Morreram 54 animais após incêndio no abrigo de Santo Tirso ...
       

SUBSÍDIOS PARA A TAUROMAQUIA


     


    Sinto uma profunda vergonha por ter nascido num país que sempre teimou não querer evoluir!

    Sinto-me humilhada, quando digo que sou de um país, onde grande parte da população sobrevive sem as mais básicas condições de acesso a uma habitação digna e ao sustento da sua família, mas que se rebaixa em silêncios e rezas, enquanto se encharca em antidepressivos e envelhece sozinha!

    Sinto-me indignada que a cultura deste povo seja de tal forma exígua, mas tão sabiamente manipulada que só consegue construir críticos de futebol e revolucionários de sofá. 

    A velha Lei da Rolha, ou a do "politicamente correcto", hoje   aparelhadas de um novo e moderno palavreado, continuam a ser o engodo populista que protege corruptos e engana os mais  inocentes que por ingenuidade ou amnésia, vão elegendo sempre os mesmos interesseiros, mandato após mandato... 

   Para quem ainda não percebeu que neste país, os milhões que se têm perdido, nunca mais serão recuperados, porque é mais fácil aumentar impostos e perpetuar a pobreza, do que fazer pagar quem rouba, aqui vai a prova de quem também é obrigada a pagar, mas que, ao contrário dos que supostamente deveriam defender a verdadeira cultura, mas que apostam em enterrá-la, não se conforma com tamanhos desmandos : 


   

                            

  


   Infelizmente, pagamos todos a estes senhores feudais, mas ainda há Municípios que, além disto, ainda fazem questão de pagar mais, oferecendo bilhetes aos munícipes, restaurando praças de touros e promovendo estas barbáries, para que o povo possa dar largas às suas frustrações diárias, perante a visão dantesca da tortura infligida a um pobre bovino, numa qualquer arena pintada de sangue e se esqueça do salário miserável que recebe no final de cada mês de trabalho.

     É sem dúvida de lamentar que a cultura de um país, possa  abranger estes espectáculos de degradante sadismo, impróprios de humanos que se acham civilizados, mas que apenas nos envergonham pelo mundo fora e que sejam ainda os deputados eleitos das bancadas do PS, PSD, CDS e PCP, agora tão bem  acompanhados pelo Chega e IL que ao aprovarem semelhantes atropelos à inteligência dos portugueses e à economia nacional, já de si caduca, façam questão em manter as mordomias destes parasitas e amigalhaços do desfalque...