sexta-feira, 5 de outubro de 2018

SOBRE A CAÇA À RAPOSA E SACA-RABOS

A imagem pode conter: texto


Exmo Sr Deputado Carlos César

   Decidi hoje dirigir-me a Vª Exª, na qualidade de líder da bancada parlamentar do PS, porque me sinto ofendida e ultrajada!  
   Sou portuguesa, tal como as mais de 20 mil pessoas que assinaram a petição discutida no passado dia 3 de Outubro sobre a proibição da caça à raposa e saca-rabos.
    Todos pagamos pesados impostos que saem do bolso de cada um de nós e que sustentam a peso de ouro a Assembleia da República e os seus intervenientes, esperando portanto, da parte de quem alegadamente nos deveria representar, uma postura digna, educada e respeitadora e não o circo de graçolas e risos a que assisti através da AR canal. 
    Acreditei ingenuamente que o meu país se situava na Europa do século XXI, mas decerto me equivoquei, pois o que se passou no passado dia 3 de Outubro de 2018, foi uma performance parlamentar degradante, saloia e insultuosa, digna de políticos da América Latina ou de qualquer país do terceiro mundo. 
    Não estou aqui sequer a pôr em causa as opiniões de certos deputados que votaram contra a proposta em causa, mas sim o deboche como foram expostas, verificando-se que nem sequer se tinham preparado, ou pesquisado sobre o tema em discussão, porque mentiram, como se neste rectângulo à beira mar plantado, mais de 20 mil pessoas, fossem todas idiotas.
     As mentiras resultaram talvez de interesses individuais ou de compadres, mas também por não terem sequer visualizado os vídeos de matilhas de cães esfaimados, esfacelando as suas presas, a real função dos paus, a crueldade da morte dos animais, em época reprodutiva que até após os incêndios que fizeram desaparecer grande parte dos seus habitats, ainda foram chacinados, sem respeito nem cuidado, pela diminuição drástica da nossa fauna. 
     As mentiras, ou a propositada ignorância, foram também não terem visto os verdadeiros resultados da sinistralidade rodoviária devida a animais selvagens, dadas pela GNR à UVS ( unidade vidas selvagens) que rondam os 2000 animais atropelados por ano, com  riscos associados, nos veículos envolvidos, sendo os mais frequentes, raposas, ouriços e coelhos e aparecendo em menor número nas estradas municipais, atropelamentos de animais de maior porte, como javalis, veados, cervos, etc.
    Lamento igualmente que os Srs Deputados saibam tão pouco dos hábitos alimentares das raposas, mas sobretudo das quantidades e espécies que fazem parte da sua dieta, porque se esporadicamente a falta de insectos, pequenos roedores, frutos caídos e pequenas aves, os fazem atacar alguns animais domésticos, esses ataques são pouco frequentes e significativos, segundo o trabalho do Dr. José P. Esmotiz Pires, "Ecologia Alimentar da Raposa". 
    Gostaria igualmente, já que V. Exª faz parte deste Governo que nos facultasse os resultados dos últimos censos feitos à população de raposas e saca-rabos, feitos em Portugal, porque pelo que investiguei, não existem, logo, a preocupação das verbas a utilizar para a "esterilização de raposas" que tira o sono à Srª Deputada do CDS, é infundada, tal como o é, o "N" a mais do PAN, porque possivelmente também não terá conhecimento nem da poluição dos nossos rios, dos furos de Aljezur, sem impactos ambientais, as preocupações com a proximidade de Almaraz e tantas outras situações a que o Sr. Ministro do Ambiente PS, faz vista grossa e vai escamoteando... 
    Pretendo ainda comentar o humor do Sr Deputado Pedro do Carmo, cuja boa disposição, tão comum em pessoas bem nutridas, mas que fez V. Exª chorar a rir. Lamento que a graçola tenha sido tão leviana, porque revela apenas a postura de um partido que deixa muito a desejar à ética e ao aprumo que o facto de ser Governo, lhe deveria dar.
    Para finalizar, pretendo ainda lembrar a V. Exª,  uma série de acontecimentos que vos deveriam tornar mais comedidos, como a ineficácia nos incêndios, Tancos, Processo Marquês, Serviço Nacional de Saúde, Educação, etc, etc, onde o PS, se inclui, mas que se vão arrastando nesta legislatura, sabe-se lá porquê. 
    Quanto aos outros 3 partidos que votam sempre contra todas as alternativas de tornar este país mais civilizado em relação à forma como os animais são usados para diversão e não só, dois deles, também terão poucas razões para aplaudir, ou humilhar seja quem for, dados os escândalos que os envolvem, enquanto o outro, já em desespero de causa, se vai agarrando a um meio rural abandonado, envelhecido, pouco esclarecido e inculto, na esperança de se manter com algum poder.
    Sem dúvida que esta ainda pequena liberdade de expressão que nos é permitida, é o que resta dessa Democracia que tanto enche as palavras gastas dos nossos governantes, mas pela parte que me toca, usá-la-ei com afinco, com a educação que recebi e o sentido crítico e a coragem que a vida tão generosamente me facultou. 

   Atenciosamente, 
       
     
      
     

Sem comentários:

Enviar um comentário