quinta-feira, 23 de junho de 2016

A ÚLTIMA OLIMPÍADA!


                                                    






  

           A  ÚLTIMA  OLIMPÍADA 

 Nasceste selvagem, mas não deixaram que o fosses nem sentisses o que é correr na floresta, lutar pela subsistência e achar poiso sobre qualquer árvore para teu repouso!

       Eras pequena, frágil e por isso, presa fácil e mascote útil em exibições de ignorantes...  


Resultado de imagem para onça juma


  Foste atracção turística, peça de desfile e tudo menos o felino que nasceste para ser!                                                      
                                              Como   tantos animais,foste usada, explorada e prisioneira sem culpa formada, nem argumentos. 
         Não!  Tu sabias que algures, na sagrada Amazónia, havia outros iguais a ti, mas que ainda conseguiam escapar ao maior de todos os predadores, àquele que dizima índios e árvores, o que devasta cada pedaço que pisa e polui os rios, transformando em mártires quem o desafia, ou com ele se cruza.   
          Tu sabias tudo isso e porque te tornaste adulta, entendeste que o teu mundo não era aquele onde te forçaram viver.                                  
         Quiseste  então provar o gosto da liberdade, ignorando que um tiro certeiro te travaria o passo e que talvez até a tua pele suave e bela, servisse a luxúria de quem te ignorou e lucro fácil aos teus carcereiros...  
      Hoje  corres a tua última olimpíada, içando bem alto a chama da revolta daqueles que lutam a teu lado por um mundo mais justo e livre e para que se rompam todas as correntes nos circos com animais, nos zoos, nas touradas e onde quer que exista um ser aprisionado sem saber o que é ser livre!
         Vai, Juma e faz a tua última corrida de glória sem perderes o fôlego, não para os que te pararam o salto, mas sim para todos aqueles que lutam e militam nas Olimpíadas da Paz!
  
  


   


QUANDO OS POMBOS TOMBAM!


      QUANDO  OS  POMBOS TOMBAM!


SEREMOS NÓS OS DONOS DA TERRA, OU TEREMOS O DIREITO DE DESTRUIR TUDO O QUE NOS CERCA?

Resultado de imagem para pombos a voar

   Ao longo dos séculos, os pombos sempre foram os símbolos da paz, mas o homem é bélico por natureza, precisa afirmar-se, defender os seus mais mesquinhos interesses e impor o seu domínio.
   Quando eu era criança, levavam-me a dar milho aos pombos. Depois, fiz o mesmo com os meus filhos e hoje vejo com revolta que essas aves pacíficas, hoje são consideradas pragas e pior que isso, é saber que são dizimadas aos molhos, como se de lixo se tratassem.
   Sem dúvida que os deuses devem estar loucos,porque permitem tais atrocidades, mas neste século XXI, em que a ciência e a tecnologia nos ensinam tanto, pratica-se a ignóbil caça aos pombos com uma estrutura metálica onde eles entram e já não saem, para morrerem à fome, à sede e ao calor . 
  Parabéns, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, financiada com dinheiros públicos, mas sem respeito pelos seus humildes pagadores!   
   Já não lhes bastam os touros, agora também é tradição dar morte lenta às aves?
   Oh praga de sociedade a nossa e pragas de autarcas que deviam plantar batatas em vez de arrotar ordens imorais, porque nem sequer tiveram a dignidade ou capacidade de aprender que para que um animal se não reproduza, há formas de o fazer sem torturar e matar !
    País frouxo o nosso, onde não há quem os tenha no sítio para destruir a armadilha e deixar voar os prisioneiros! 
   País frouxo o nosso que vota em incompetentes e depois os critica no facebook! 
   Sinto vergonha deste terceiromundismo, onde infelizmente nasci, mas onde jamais ficarei calada!