domingo, 9 de agosto de 2015

Dominantes e Dominados





         DOMINANTES

               E
     DOMINADOS



   A ingenuidade dos povos que recebem uma raça dominadora, com explicações mágicas e a noção real das desigualdades sociais, é importante na evolução e aprendizagens humanas.
   Não importa se somos brancos, amarelos, negros ou mestiços, o que importa é que todos somos descendentes de uma árvore comum, mesmo que um dos ramos tenha ido procriar em outras paragens e a tonalidade da pele se tenha tornado diferente.
  As colonizações sempre foram uma espécie de quintas para domesticação de animais e cuja função é gerar trabalho, à custa dos recursos e riqueza alheias.
  A Igreja Católica, como sempre, serviu esses intentos, mas consciente ou não, daquilo que fazia, a mensagem que passou, pregada por Jesus e seus Apóstolos, mesmo mandando "dar a outra face", mostrou aos nativos, contrariamente do que se pensava, que a igualdade que a Bíblia defende, não é apenas para alguns e portanto, não podem haver dominantes nem dominados, quando todos, afinal, descendem da mesma árvore!
  A consciencialização foi lenta, após os Descobrimentos e a herança deixada a essa gente, pesou e pesa ainda demais, em sangue e miséria!
  A ingenuidade destes povos, ditos atrasados, mas movidos pela curiosidade de aprender novas culturas, ao mesmo tempo que serviam de cobaias e escravos, matou os seus próprios hábitos, copiando os de seus colonizadores, no entanto, não se mudam as mentalidades, com um estalar de dedos, já que as suas tradições arreigadas, necessitam tempo para se adaptarem, até ficarem apenas como lembranças de um passado remoto.

   O progresso, de mãos dadas com a cultura e o desenvolvimento sadio das mentalidades, pode vir a dar bons frutos, mas é necessário que a ingenuidade se transforme em sabedoria e esta acompanhe a maturidade dos homens, embora nem sempre se apresente pacífica e constante, nos vários locais e departamentos da vida.
  Jamais se pode soltar um pássaro que nasceu numa gaiola, sem primeiro o ensinar a voar, ou mostrar apenas as sombras do mundo real, a quem vive numa caverna com o medo e a ameaça do que nunca experimentou e essa tal "raça inteligente" que se achou eterna, vê-se agora cercada por grades, muros, vedações e medo, porque não sabe, nem nunca soube, evoluir sem dominar...