sábado, 17 de novembro de 2018

TVI - JORNALISMO POR ENCOMENDA!

   É lamentável como a maioria dos portugueses ainda é tão incompreendida e ultrajada!

Resultado de imagem para assembleia da republica

   Verifica-se hoje a crescente tentativa de manipular dividindo, bem como a intenção mais que evidente de formar "rebanhos" amestrados, através de uma comunicação social treinada e paga para alterar comportamentos e realidades, servindo apenas interesses de políticos de velha guarda. 


   Somos um povo de brandos costumes, traído e subjugado pelo medo e por uma insegurança latente, ampliada por técnicas de marketing grosseiras e lobistas.


   Temos votado sucessivamente em pulhas vendidos a interesses que não são os nossos, adquirindo a descrença na justiça, na religião e nessa impunidade tornada quase normal que nos deixa de braços caídos, perante o jugo da  impotência e do receio da mudança .


   A depressão e a inércia são as realidades que se nos apresentam perante combates solitários e batalhas perdidas, contudo, uma larga fasquia da nossa sociedade, reconheceu  finalmente outros valores civilizacionais que anteriormente se ignoravam. 


    A evolução de certas consciências, trouxe-nos finalmente o reconhecimento desses eternos"escravos"sem voz e de um amor incondicional raro que só a inocência de outras espécies consegue ainda conter puro e inviolável.


    Que haja complacência para o dever não cumprido de um Estado educar, cuidar e fazer justiça, até se compreende, dadas as mentiras e esconderijos manipuladores que se verificam a cada passo nos mídia, mas perceber que esse mesmo Estado desfruta do poder absoluto de impor tradições abjectas para que ele próprio se possa regozijar com o sangue de inocentes em arenas de vergonha machista corrupta e que os impostos que tão suadamente pagamos servem para alimentar vícios, torna-se inaceitável e repugnante para qualquer pessoa de bem, provida de lucidez. 


   Embora cada vez mais gente, tenha já posto de lado o conceito de "animais de companhia", versus "animais de consumo" e a ciência tenha mostrado a senciência de todos eles, não é admissível que alguns seres sejam usados apenas para diversão de gente acometida por perturbações comportamentais de ódio, ou de sadismo, cujo excesso de anti depressivos não resolve, mas falando ainda desses fármacos que se tornaram tão banais no nosso país, há aqueles que ainda os consomem, não por falta de paz de espírito, mas por total desilusão...

   Há contudo outros que os conseguiram diminuir, ou mesmo trocar pelo amor de um cão ou de um gato, num equilíbrio de emoções saudável e menos solitário que beneficia dessa magica simbiose de afectos, para o bem estar de ambos. 


  Por pressões de vários sectores, criou-se finalmente uma legislação titubeante de protecção animal que embora defenda uns e condene outros, foi a única que se conseguiu, mas após a euforia inicial, logo se percebeu que não funcionava, porque não foi dada a devida consciencialização nem ao poder executivo fiscalizador, nem ao judicial.  


   Perante a desilusão, inoperância e laxismo no cumprimento dessa legislação, quem antes confiou na justiça, passou a preferir executá-la pelas próprias mãos, ou apoiar um certo grupo de práticas duvidosas chamado IRA, tal como noutros tempos existiram e se apoiaram outros, bastante mais violentos e até sangrentos de defesa dos direitos das mulheres, ou das classes sociais mais carentes e desprotegidas. 


   É num grupo de anónimos de rosto coberto que residem as expectativas e esperanças de muito boa gente e para esses desencantados, tanto faz quem eles são, como operam ou o que escondem, desde que actuem, salvando animais maltratados da inoperância das autoridades. Porque será então que nem todos reparam que ao contrário de um outro IRA, cuja motivação sempre foi mais política que outra coisa, estes salvadores de cães, gatos e cavalos, nunca desafiaram a tauromaquia, ou nunca boicotaram uma tourada e segundo se diz, um deles até participa nelas como forcado?


   De qualquer forma e apesar desta dúvida que me assiste, prefiro não criticar quem neles confia, embora eu não o faça, mas por vezes penso se não fariam falta outros grupos que limpassem com eficácia o despudorado poder de certos políticos, embora sem sangue nem violência que é afinal o que o PAN tem feito,  com a ética que o define e que por isso, deu aso a que se instalasse a calúnia e a mentira, como armas poderosas contra esse evidente medo de se perderem antigos interesses e mordomias, medo esse que finalmente o povo parece estar a  perder, numa crescente revolta de contestação e total descrédito dessa "democracia" composta por traidores, sabiamente gerida e manobrada para enganar apenas quem não quis, ou não se dispôs ainda a ver ...

         

     

     

         

             

         

         

domingo, 11 de novembro de 2018

CARTA ABERTA AO PRIMEIRO MINISTRO

  


 Presumo que uma carta aberta, qualquer plebeu pode ler e responder !



           Imagem relacionada

   

 Como tal, tendo já formulado a minha opinião sobre a carta de Manuel Alegre, venho agora comentar a do Sr. Primeiro Ministro.
     
   Como neste país os imigrantes africanos são proibidos de efectuar a mutilação genital feminina às suas crianças e jovens, não percebo porque é que nem a todas as "tradições" abjectas, o mesmo procedimento, não pode ser usado. 

  Como é evidente, de forma alguma quero fazer uma comparação entre MGF e as touradas, embora ambas sejam tradições arreigadas e defendidas pelas comunidades que as praticam, logo parece-me uma opinião descabida, criar para as touradas mais uma cómoda excepção que apenas revela a  falta de coragem de assumir que qualquer acto bárbaro, não pode ser jamais uma questão de somenos e continuar nas entrelinhas de um país que quer parecer civilizado! 
  
   As touradas não podem ser vistas como um detalhe, ou um tema incómodo que se atira para as autarquias, ou para a dualidade de gostos, porque elas não são o simples binómio entre quem gosta e quem detesta, já que existem  protagonistas que ao contrário, por exemplo dos boxeadores, não usufruem de qualquer vantagem e são mortos no final de cada actuação, após infinita tortura.
   Por serem seres sencientes, o sofrimento destes animais, de modo algum pode ser desejado por eles, ao contrário do que maldosamente alguns afirmam.          
   O que verifico nestes políticos "anti tourada" que desejam navegar em águas mansas, ou viver bem com Deus e com o Diabo, é a falta de carácter para assumirem o que sabem que é certo e o Sr. Primeiro Ministro, apesar das lindas palavras tão sabiamente usadas nesta "carta aberta", adopta quase o mesmo discurso...

   Falar de "Democracia", de liberdades e até da violência sobre as crianças que assistem à tortura destes animais, é ridículo, quando se detém o poder e não se tem coragem para tomar posição contra a transmissão destes espectáculos na tv pública, ou se fecha os olhos aos menores que assistem a estas performances de sangue e até participam activa e descaradamente no brutal e desumano esfaqueamento dos touros da tal excepção dada a Barrancos e a Reguengos de Monsaraz, pelo partido a que, por estranha  coincidência, Vª. Exª pertence.

   Diga-nos, Sr Primeiro Ministro, qual o país que gere e se acaso sabe o que se passa nele, no que respeita à permissividade nada cultural, artística, ou poética destas actividades que não passam apenas pelas touradas, nas também nas largadas e afins. 
   V Exª terá talvez nomeado uma boa Ministra sem imaginar que era uma mulher de fibra que tocaria na ferida de muitos dos seus apoiantes, mas as mulheres a sério, assumem-se e sem dúvida que esta o fez assumir-se, embora ainda "poucachinho", apesar de eu saber que os amigos são para as ocasiões e as eleições estão à porta...