sexta-feira, 31 de julho de 2020

CARTA AO MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA

EXMO SR. MINISTRO EDUARDO CABRITA

Excelência:

    Num país que se diz democrático, deveria ser obrigação dos cidadãos que se sentem ultrajados perante certas declarações de um governante, manifestarem-se, como tão bem o fizeram, mas obterem pelo menos respeito e sentirem que a sua razão, exige as adequadas respostas, para que nada semelhante se volte a repetir! 
     Perante as palavras de V. Exª , sobre o que aconteceu em Santo Tirso durante o incêndio que matou várias dezenas de animais de companhia num canil ilegal, sujeito a denuncias durante anos, mas que nunca foram atendidas por quem de direito, só tardiamente e  perante a revolta do povo, este caso, como tantos outros  neste país, se tornou assunto! 
    Presumo que V. Exª, quando deu a ordem de entrada no canil  apenas no dia seguinte ao incêndio, conforme afirmou creio que na Assembleia da República, mas que passou em todos os canais televisivos, ou não pensou que podiam haver animais a precisarem de cuidados urgentes, ou achou que este seria mais um daqueles acontecimentos que iria passar despercebido, como tantos outros que acontecem por cá, onde o alegado "estado de Direito", tantas vezes tem falhado e tanto deixa a desejar ...
    O Exmo Sr. Ministro, talvez não saiba que para além das labaredas de um incêndio que queimam os corpos, sobretudo quando não têm escapatória possível. o fumo é igualmente responsável por muitas mortes que atempadamente se poderão reverter, mas como os animais não votam e estes em particular, não dão lucro, o senhor optou por deixá-los agonizar até ao dia seguinte, sem se preocupar, nem com o profundo desespero de quem os queria salvar, nem com o sofrimento em que muitos desses animais estiveram horas a fio, ou ainda com os que poderiam ter sido salvos. Contudo, o cargo de governante eficiente e seguro de posição de relevo intocável que ocupa, não o inibiu de exibir sem reservas, perante o país inteiro, a sua falta de humanidade, de empatia e de ética, acenando com mais um dos seus inquéritos que se perdem no tempo, acabam geralmente em nada, ou servem quase "ingenuamente" a defesa dos infractores, nos quais, neste caso V.Exª, se inclui. 
   Lamento que a cada passo, se decepcione ainda mais este povo crédulo, de amnésia e mansidão endémicas que tenta ainda acreditar que vive num país de valores, mas entre o qual, infelizmente  não me consigo incluir, talvez porque já cá ando há muitos anos e porque tenho verificado que nos países realmente evoluídos, onde acontecem falhas bem mais insignificantes do que esta, os responsáveis demitem-se, reconhecendo que, como funcionários pagos pelo erário público que são, não devem, nem podem justificar paulatinamente os seus erros, com esse encolher de ombros, bem  patente no discurso cruel de omissão de culpas que V. Exª proferiu e que é sem dúvida ofensivo, para quem não precisa de ir à Igreja bater com a mão no peito, para conseguir abominar qualquer pingo de sofrimento alheio, mesmo que o sujeito, seja "apenas" um cão!

Atenciosamente, 
Teresa Botelho - cc 159278


Morreram 54 animais após incêndio no abrigo de Santo Tirso ...
       

Sem comentários:

Enviar um comentário