segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

CML

   Exmo  Sr. Presidente da Câmara  

               Municipal  de Lisboa 


            Resultado de imagem para Pombais contraceptivos



                              

    Foi com espanto e desprazer que recebi hoje de manhã, ao acordar, um vídeo onde se viam uns "gorilas" de coletes reflectores a lançando uma rede sobre um bando de aves a quem antes, tinham colocado comida. 

    À priori, achei que o que via não se passava no  meu país, mas enganei-me!
    Alguém reclamava a caça a estas aves e afirmava que elas eram o símbolo da nossa cidade, mas foi imediatamente "excomungada" grosseiramente pelos vossos  "gorilas"do colete verde, o que me pareceu uma forma pouco própria de tratar alguém que paga os seus impostos, sustenta a Câmara que lhes paga e por isso, merece respeito.

      Tanto eu, como o Sr Presidente vivemos neste século XXI, em que os direitos dos Animais se tornaram causa importante em países civilizados e como tal, decerto não saberá o que se passa nas suas costas, pois duvido que qualquer autarca responsável e informado, especialmente em pré-campanha eleitoral, ache isto um bonito espectáculo para os turistas que nos visitam, mas se num momento de lazer se debruçar sobre as redes sociais em outras línguas, sobretudo a inglesa, perceberá que nos consideram um povo "selvagem", sem valores nem compaixão, pela forma como os animais são mal tratados no nosso país, explorados e esquecidos.

      A marca de um país e neste caso de uma cidade, é o seu passado, com pombos nas praças e crianças brincando, mas pelos vistos, até isso nos querem tirar.
     Se o excesso de aves prejudica, há formas até mais baratas de controlar a sua reprodução, mas se essas empresas de extermínio que agora parece que também alargaram as suas matanças às gaivotas, precisam de prosperar, ou fazer mais alguém ganhar com isso, é bom que o senhor mande fazer uma criteriosa investigação, porque este espectáculo não dignifica de todo a nossa capital e muito menos a sua Câmara Municipal.

Este é  o triste e degradante espectáculo que se vê por Lisboa, mas que possivelmente o Sr Presidente não teve ainda a oportunidade de assistir nem de reparar nos rostos das pessoas que assistem a isto, muitas delas estrangeiras que viram as costas revoltadas e tecendo desagradáveis comentários. 


   Pela nossa imagem mundo fora, pela nossa Lisboa e pelo atroz sofrimento destes animais, suplico-lhe que mande acabar com isto e incremente alternativas mais humanas para o controlo numérico destes animais!




Atenciosamente,

Teresa Botelho       

3 comentários:

  1. Obrigada pela defesa dos pombos. Apenas posso expressar a minha revolta. Isto não acontece entre os povos indígenas, com quem tive o privilegio de privar. Tenho vergonha de fazer parte desta sociedade, que se diz civilizada. Bem haja Teresa Botelho.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, continua a ser necessário renovar este apelo, visto que as capturas cruéis ainda são uma triste realidade na capital do nosso país.
    Porque continuam a capturar e a matar estas aves lindíssimas que têm o direito de viver e que tão maltratadas têm sido num país que se diz civilizado?!
    E há outras formas mais eficazes, sustentáveis e humanas de controlo populacional destes animais! Quando acabam com este pesadelo?! Estas aves, tal como nós, são seres sencientes. E seres que sofrem brutalmente ao serem capturados, gaseados, ou atirados para o reptilário, onde são devorados... vivos!
    Oxalá que este seu apelo, Teresa Botelho (um apelo que é também meu e de todos aqueles que também sofrem, perante estas infindáveis capturas),seja, finalmente, ouvido!
    Obrigada por dar voz a quem a não tem, Teresa Botelho! E esta causa não é fácil, até porque estes pobres animais são também vítimas de mitos e preconceitos que agravam, ainda mais, o seu sofrimento.

    ResponderEliminar